Sessão de Usabilidade

 
 
 
Apresentação
 
Programa
 
Instruções para Autores
 
Chamada a Comunicações
 
Datas Importantes
 
Submissões
 
Inscrições
 
Informação Local
 
Comités
 
Apoios
 
Contactos

"Usabilidade - Técnicas de Baixo Custo"

Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade: Filipe Miguel Tavares

Resumo

A Usabilidade, enquanto opção estratégica da empresa, maximiza o retorno do investimento sustentando e incrementando a comunicação com o cliente/utilizador.

Nesta perspectiva, é de importância crucial a sua integração no desenvolvimento e nos respectivos processos de pensamento e de gestão.Assiste-se contudo a um certo pudor na assunção deste "novo pensamento", sustentado essencialmente por uma ideia latente de que a Usabilidade acarreta um grande custo orçamental.

Esta apresentação visa dotar empresas e equipas de projecto de técnicas de Usabilidade de baixo custo, pensadas para que constituam uma base ideológica, integráveis no pensamento consciente e sub-consciente das equipas e respectivos profissionais.

Sobre a APPU

A APPU, Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade, é uma associação profissional sem fins lucrativos que procura representar os profissionais de Usabilidade portugueses, bem como divulgar os benefícios da Usabilidade às empresas e aos cidadãos. A APPU, nascida de um grupo informal formado em 2001 por profissionais do sector, foi formalizada em Julho de 2005, contando actualmente com cerca de 50 membros profissionais do sector.

 

"A Decisiva Importância da Usabilidade nas Aplicações Móveis"

MobiComp: Luís Carvalho   

Resumo

As aplicações móveis constituem casos particulares de aplicações nos quais o binómio usabilidade-utilidade é decisivo. É necessário que a aplicação por mais útil que seja, disponha dos mecanismos que permitam aos seus utilizadores a invocação fácil das funcionalidades e uma interacção guiada por metáforas entendidas por estes. O desafio é ainda maior quando aliado ao carácter ubíquo das aplicações, os écrans e mecanismos de manipulação apresentam diferenças substanciais em relação às aplicações desktop.

Esta apresentação demonstra o esforço que a MobiComp devota a esta temática apresentando dois casos de estudo. O primeiro aborda a construção de um novo componente de interacção por forma a promover um maior aproveitamento da área disponível para apresentação de conteúdos, permitindo um acesso fácil às funcionalidades existentes.

O segundo exemplo, o MobileKeeper, aborda a construção de uma aplicação em que uma análise das tarefas que o utilizador executa, altera de forma significativa a interface com o utilizador, ao se privilegiar as tarefas que o utilizador necessita em vez de se optar por uma abordagem orientada ao agrupamento de funcionalidades.

MobiComp

Established in 2000, MobiComp is a leading provider of mobile solutions in the area of personal information management, content sharing, and service promotion. The company's suite of products allows mobile operators and service providers to boost data revenues and reduce churn by capitalising on end user generated content.

MobiComp's solutions have been taken into use by mobile operators, service providers, and select enterprises across the world, including Vodafone, TMN, Optimus, Esprit, and MilleniumBPC. Headquartered in Braga, Portugal, MobiComp currently has offices in London, Madrid, Helsinki, Dubai and Lisbon.

 

"Wintouch - Valor pela Intuitividade"

Wintouch: Carlos Freitas

Resumo

Esta apresentação versa sobre os cuidados a ter no desenvolvimento de soluções informáticas a serem utilizadas por organizações cuja força de trabalho seja constituída por colaboradores com baixa formação e com grande rotatividade.

Wintouch

Wintouch é uma empresa 100% nacional sedeada em Braga, especializada no desenvolvimento de software para os segmentos de mercado da Restauração, Hotelaria, Retalho e Saúde. Com os seus 7 anos de existência, é considerada um dos principais players do nosso mercado, dada a qualidade do seu software, nomeadamente a sua usuabilidade. Este êxito tem sido transposto para outros países, nomeadamente Espanha, onde constam da sua lista de clientes cadeias de referência como Burger King, KFC, Pans and Company, Pizza Hut, Bocatta, entre outros.

 

"DISPLAX - Desafios de Sistemas de Interacção em Locais Públicos"

Edigma.com: Rui Rodrigues

Resumo

O mercado evolui constantemente ao nível da exigência e das expectativas de desempenho de produtos e serviços. Esta exigência, aliada à concorrência, obriga que as empresas de uma forma geral procurem diferenciar-se não só pelos produtos e serviços que oferecem, mas também pelas estratégias de marketing, apostando em acções arrojadas e inovadoras na forma de atingir o público alvo e preferencialmente interagindo com ele. As equipas de marketing, design e publicidade têm assim um papel fulcral na interligação dos agentes activos do mercado. Os criadores de design e tecnologia entram neste processo para auxiliar os fornecedores e marketeers a alcançar os seus objectivos, através da criação e implementação de sistemas inovadores que aliem o design funcional, os conteúdos e as metáforas de interacção por eles potenciadas.

A EDIGMA.COM SA, como empresa criadora de tecnologia e design, tem apostado na investigação e desenvolvimento na área dos sistemas e conteúdos interactivos para instalação em locais públicos. A criação destes sistemas implica não só componentes de hardware e design, mas também a idealização e adaptação de diferentes formas de interacção que surpreendam. Esta interacção contempla pelo menos dois níveis: a interacção público-sistema e a interacção gestor-sistema. Esta apresentação foca dois tipos de sistemas interactivos desenvolvidos pela EDIGMA.COM SA - Displax Interactive Holo (montra interactiva holográfica) e Displax Interactive Floor (piso interactivo de grande dimensão) -- que apresentam constantes desafios ao nível de implementação física e tecnológica e ao nível dos modelos de interacção proporcionados pelos diferentes contextos.

Edigma.com

Edigma com, SA - Technology, Contents and Consulting. Fundada em 2000, a EDIGMA.COM produz tecnologias interactivas, sistemas de ecrãs opacos e transparentes de grande dimensão sensíveis ao toque através de vidro e janelas, sistemas de gestão de conteúdos e aplicações multimédia e Internet. Actualmente existe um progama de I&D a ser desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e o CCG/ZGDV. Em 2004 o produto Displax®-Interactive Window foi lançado com grande sucesso. O Displax começou como tecnologia altamente inovadora que potencia a criação de conteúdos interactivos em ecrãs holográficos que surpreendam e cativem o público; neste momento, é uma vasta gama de diferentes sistemas interactivos para locais públicos, incluindo pisos interactivos, e está continuamente a ser alargada.

 
       
   
Organização:
[UM] [GPCG]
DI/CCTC .Universidade do Minho . Braga
Outubro 2006