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A concepção e desenvolvimento de sistemas interactivos envolve aspectos que vão desde a psicologia à engenharia de software. Recentemente verificou-se uma rápida evolução nesta área multidisciplinar, tanto a nível tecnológico, como do contexto de utilização da tecnologia. Assim, às tradicionais preocupações com a eficácia, eficiência e satisfação, juntam-se agora questões como entretenimento, design, estética, cooperação, ubiquidade e adaptabilidade. Paralelamente, o leque de utilizadores alvo dos sistemas é cada vez mais alargado, existindo a preocupação de desensenvolver interfaces para pessoas e contextos de utilização com diferentes tipos de necessidades e requisitos ao nível físico ou cognitivo. Torna-se assim necessário perceber o impacto destas novas realidades no processo de interacção e no desenvolvimento de sistemas interactivos.

A Interacção 2006 visa promover um fórum de discussão de questões ligadas a esta área multidisciplinar em Portugal. Para tal, pretende reunir investigadores, docentes e profissionais interessados na Interacção Pessoa‑Máquina, permitindo a divulgação de trabalhos realizados ou em curso e a troca de experiências entre as comunidades académica e industrial.

Temas Principais

A conferência abordará desde os fundamentos teóricos às práticas e aplicações emergentes, visando explorar sinergias e perspectivas multidisciplinares nas seguintes dimensões:

  • Aspectos Teóricos em Interacção Pessoa-Máquina
  • Concepção, Desenvolvimento e Avaliação de Sistemas Interactivos
  • Tecnologias de Suporte à Interacção
  • Aplicações Interactivas

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:

  • Psicologia Cognitiva em IPM
  • Ergonomia
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Etnografia
  • Aspectos Sociais e Organizacionais
  • Engenharia de Software em IPM
  • Análise de Tarefas
  • Concepção da Interacção
  • Concepção Baseada em Modelos
  • Normas e Directivas 
  • Métodos e Técnicas de Avaliação
  • Ferramentas de Suporte à Concepção e Desenvolvimento
  • Tecnologias de Interacção
  • Interfaces Inteligentes e Adaptativas
  • Interfaces Multimodais e Multi-sensoriais  
  • Interfaces Tangíveis  
  • Multimédia e Hipermédia
  • Computação Gráfica Interactiva
  • Realidade Mista e Aumentada
  • Computação Móvel e Ubí­qua
  • Trabalho Cooperativo
  • Interfaces Multi-Utilizador e Espaços Partilhados
  • Jogos e Entretenimento
  • Aprendizagem e Interacção
  • Criatividade e Arte Digital
  • Novas Experiências e Aplicações Interactivas

Submissões

A conferência procura submissões originais, de qualidade, encorajando a participação quer da comunidade industrial, quer da comunidade académica. Comunicações de qualidade realizadas por estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento no âmbito dos respectivos cursos são particularmente bem vindas. Todas as submissões serão revistas por uma Comissão Científica especializada.

Artigos Longos

Os participantes são convidados a submeter artigos relatando trabalho significativo e inovador. Actualidade, qualidade e relevância são factores fortemente valorizados na sua avaliação e selecção. Estes artigos não deverão exceder 10 páginas, formatadas de acordo com as normas de publicação da conferência. Os artigos aceites serão apresentados na conferência em sessões temáticas e publicados nas actas.

Artigos Curtos

Nesta categoria encoraja-se a submissão de artigos relativos a trabalhos de investigação em fase mais preliminar, descrevendo resultados de última hora, novas ideias ou trabalhos ainda a decorrer. Esses artigos, com um máximo de 4 páginas formatadas de acordo com as normas de publicação da conferência, serão igualmente apresentados na conferência em sessões temáticas e publicados nas actas.

Posters e Demos

Na categoria de posters e demos convida-se a submissão de trabalhos inovadores que se encontrem numa fase preliminar ou exploratória e cujos resultados actuais ainda não justifiquem a elaboração de um artigo de investigação, ou cuja demostração prática seja relevante para uma completa avaliação de resultados. Esta categoria permite aos autores apresentarem os seus trabalhos de uma forma interactiva a um público informado e interessado, facilitando a discussão informal de ideias. Os autores devem submeter um resumo com 2-4 páginas formatadas de acordo com as normas de publicação da conferência, que será incluído nas actas da conferência. A submissão pode também incluir 1 página adicional, onde é descrito ou ilustrado o poster proposto ou o sistema a demostrar Esta página destina-se apenas a auxiliar o processo de revisão e não será publicada.

Informação aos Autores

Podem ser propostas comunicações que não tenham sido submetidas para publicação ou apresentadas em qualquer outro encontro. As comunicações poderão ser escritas em Português ou Inglês. As submissões deverão respeitar o limite de páginas em cada categoria e ser submitidas em formato PDF, de acordo com as instruções contidas em http://virtual.inesc.pt/formato.pdf (formato.doc, estilo LaTeX,), através do sistema de submissões da conferência. A aceitação das submissões pressupõe a sua apresentação durante as sessões da conferência destinadas à categoria em causa, e consequentemente a inscrição na conferência de pelo menos um dos autores.

As actas da conferência serão publicadas em livro pelo GPCG (com ISBN) e em formato electrónico pela Revista VIRtual. Os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter versões alargadas e revistas dos artigos a um número especial da revista.

Outros eventos associados serão oportunamente anunciados no sítio Web.

 
       
   
Organização:
[UM] [GPCG]
DI/CCTC .Universidade do Minho . Braga
Outubro 2006